quinta-feira, 22 de outubro de 2009

floresta tropical


As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Encontramos este tipo de floresta em regiões situadas, em sua grande maioria, na faixa entre os trópicos. A maior incidência de florestas tropicais ocorre nas seguintes regiões: África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central, América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietname Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália).


Características das Florestas Tropicais-

Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano.
- Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos.
- Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvores possuem, em média, de 30 a 50 metros de altura.
- Humidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano);

- Calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.

Outros aspectos há a considerar nas florestas tropicais, tais como uma grande diversidade de mamíferos típicos destas zonas: o mico-leão-dourado, o orangotango, o macaco-aranha, a onça-pintada, a capivara, a lontra, o porco do mato, a paca e a tamanduá-bandeira; insectos como o gafanhoto, a borboleta, a mosca-dragão, os besouros e os grilos; e pássaros como o papagaio, a cegonha, a arara, o pica-pau, o tucano, o pombo, o pavão e o mutum-preto.

(postado por ruben)

Sem comentários:

Enviar um comentário