terça-feira, 13 de outubro de 2009

H1N1

Um novo vírus gripal de tipo A/H1N1 é neste momento responsável de numerosos casos humanos principalmente concentrados no México e nos Estados-Unidos apesar de outros casos também terem sido detectados noutros países nomeadamente em França, Inglaterra e outras regiões da Europa. Trata-se de um vírus respiratório, que pode estar presente no ar assim como nas superfícies e objectos qu


QUE FAZER ?

Sem ceder ao pânico, a preparação das empresas é mais do que nunca de actualidade.Nos locais de trabalho, lembre-se:O Chefe do estabelecimento deve assegurar a saúde e a segurança de todos os trabalhadores; deve avaliar os riscos e tomar as medidas apropriadas. Para a higiene ou em caso de risco de pandemia , ele deve : - informar e formar os trabalhadores das boas práticas de higiene (lavagem das mãos, ...). - garantir a limpeza adaptada das superficies e colocar à disposição os meios necessários de higiene (sabão, gel, ...) - colocar à disposição em quantidades suficientes as máscaras respiratórias ou outros EPI indispensáveis.e tocamos (punho das portas, telefones, mãos,...).


LEMBRA-SE ?

A durabilidade de uma máscara FFP2 é limitada : é preciso mudá-la todas as 4 horas. Aliás, é aconselhado às empresas prever os equipamentos para uma quarentena de dias afim de poder proteger-se durante uma "onda gripal". Uma caixa de 240 máscaras permite uma protecção para 3 pessoas. (3 pessoas serão equipadas de 2 máscaras por dia durante 40 dias)

(postado por ruben silva)

1 comentário: